Conta-corrente gratuita é um direito dos brasileiros. Saiba como fazer a sua

4 de fevereiro de 2015

4g88v4lau4_4jf4o2l15t_file

Os bancos brasileiros são obrigados a disponibilizar uma conta-corrente para pessoas físicas gratuitamente desde 2008. Na ocasião, o BC (Banco Central) determinou que qualquer pessoa tem o direito de usufruir dos serviços bancários sem pagar nada, se contratar uma conta de serviços essenciais.

Ione Amorim, economista do Idec, explica que a conta básica não tem um pacote de serviços, mas as instituições são obrigadas a oferecer aos clientes quatro saques mensais, duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos do mês anterior, um extrato anual, dez folhas de cheque (se o correntista preencher os pré-requisitos exigidos pelo banco), acesso ao internet banking, cartão de débito e uma segunda via dele (exceto para solicitações decorrentes de perda, roubo, furto e danificação).

Ione também ressalta que “os bancos precisam avisar os correntistas que, além desses limites, os serviços serão tarifados”.

No entanto, ela entende que a limitação da conta essencial não é um problema porque o consumidor pode usar muitos serviços de maneira ilimitada no internet banking.

— Via de regra, a maioria dos brasileiros se enquadra no perfil do usuário da conta de serviço essencial.

Documentação

Para abrir a conta gratuita, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e, em algumas instituições, financeiras um comprovante de renda.

Os usuários interessados podem obter informações referente.

R7 / Via Blog do BG

0 comentários:

 
Taboleiro Grande News © 2011 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum