Agricultor do Oeste de SC constrói retroescavadeira em casa

25 de fevereiro de 2015

Um agricultor de Itá, no Oeste de Santa Catarina, construiu a própria retroescavadeira. Ele montou o equipamento em casa sozinho e reaproveitando materiais sucateados. A máquina, que nova pode custar até R$ 250 mil, teve investimento de R$ 8 mil.

Máquina é ligada manualmente
(Foto: Reprodução/RBS TV)
"Utilizei um arado de trator, um distribuidor de adubo, um batedor sucateado e uma caixa de fusca sucateada também", explica Gilmar Hartmann. Ele conta que sonhava em ter uma retroescavadeira para ajudar nos trabalhos agrários, mas que o equipamento é caro.

Gilmar não utilizou manual e foi montando e testando o equipamento. A máquina funciona com gasolina e também com gás de cozinha. A ligação é manual. "Gás de cozinha é bem mais economia, gasta bem menos, dá para trabalhar algum dia com o bujão de gás. Gasolina é a segunda alternativa", afirma o agricultor.

O trabalho que antes exigia esforço físico é feito com facilidade e agilidade. "Já abri estrada, vala, tirei pedra, de tudo um pouco", detalha Gilmar.
A família diz estar orgulhosa. "Até eu achei que não ia dar certo e fiquei esperando ele fazer", diz Neusa Hartmann, também agricultora. A filha do casal, Edinéia Hartmann diz estar orgulhosa do pai. "Para uma pessoa que nunca teve estudo consegui fazer algo assim é um orgulho para todos nós da família", afirma.

Por enquanto o agricultor não pretender construir novos equipamentos. "Não tenho ideia de fazer outras ainda, mas se for fazer, dá certo e dá para fazer bem melhor", declarou.

Fonte: G1 SC Via Blog Nosso Paraná

0 comentários:

 
Taboleiro Grande News © 2011 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum