Henrique Alves é líder com 34,5%, aponta Seta Instituto

9 de setembro de 2014

Grafico-pesquisa-eleições---Governador-2

A GAZETA DO OESTE, em parceria com a Seta Instituto de Pesquisa, publica mais uma rodada de pesquisa enfocando a disputa pelo Governo do Estado, Senado da República, avaliação da gestão da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), como também avaliação da gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) no Executivo do Estado.

Na corrida pelo Governo do Estado, o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), mantém a liderança da disputa, tanto em relação à sondagem estimulada quanto no quesito espontâneo.


No quesito estimulado, ou seja, onde o entrevistado responde a um questionário contendo os nomes dos postulantes à chefia do Poder Executivo do Rio Grande do Norte, o peemedebista Henrique Eduardo Alves contabilizou 34,5% das intenções de votos, dentro de um universo de 600 mossoroenses consultados pela Seta Instituto de Pesquisa. O atual vice-governador do Estado, Robinson Faria (PSD), ficou na segunda posição, com 25,9% de citações dos entrevistados. A candidata do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), sindicalista Simone Dutra, foi a terceira colocada, obtendo 1,5% de preferências entre os mossoroenses.

Na quarta posição, foi citado o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Robério Paulino, com 1% das intenções de votos na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Em último lugar, no quesito estimulado, de acordo com a pesquisa Seta Instituto de Pesquisa/GAZETA DO OESTE ficou o postulante do Partido Social Liberal (PSL), advogado Araken Farias, que teve o seu nome citado por 0,5% dos entrevistados. O total de entrevistados que disse votar branco/nulo/ninguém foi de 20% enquanto aqueles que disseram não saber/não escolheram foi de 16,6%.

Foram realizadas 600 entrevistas com questionários estruturados, contendo perguntas fechadas nos municípios objeto da pesquisa entre os dias 2 e 4 de setembro. A amostra obedeceu ao critério de estratificação da população por região, sexo, idade, grau de instrução e renda, a partir dos dados disponibilizados sobre o universo investigado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte e a margem de erro detectada é de 3% tanto para mais ou quanto para menos. O intervalo de confiança é de 95% e a pesquisa está registrada no TRE com o número: RN 00020/2014.

Rejeição

O deputado federal e atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, é o primeiro colocado na sondagem espontânea, na sondagem estimulada e lidera também o índice de rejeição.

De acordo com o Seta Instituto de Pesquisa, em parceria com a GAZETA DO OESTE, o peemedebista Henrique Eduardo Alves é postulante à chefia do Poder Executivo que mantém o maior índice de rejeição entre os eleitores na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, com 18% de citações mediante a pergunta “em qual desses candidatos você não votaria de jeito nenhum”.

O vice-governador Robinson Faria foi segundo candidato mais rejeitado pelo eleitor mossoroense com 10,2% de citações. Na terceira colocação no quesito rejeição, foi citado o advogado Araken Farias com 2% de citações dos entrevistados. Empatados na quarta posição apareceram os candidatos Simone Dutra (PSTU) e Robério Paulino (PSOL), ambos com 1,5%. O índice de entrevistados que respondeu Ninguém/Branco/Nulo foi de 47,3%, enquanto aqueles disseram Não sabe/Não respondeu foi de 19,5%.


Fonte: Robson Pires

0 comentários:

 
Taboleiro Grande News © 2011 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum